Seu Contador ONLINE

Solicite um Atendimento

Como a contabilidade 2.0 pode ajudar sua empresa a crescer

Serviço abrange setor financeiro, gestão empresarial e cria estratégias de crescimento

Quando se fala na atuação de um contador, a primeira coisa que costuma vir em mente é aquele que faz o imposto de renda. Mas o fato é que, diante de um mercado globalizado cada vez mais competitivo, esse profissional se tornou fundamental para o crescimento de uma organização.

“A chamada contabilidade 2.0 envolve também a consultoria em gestão empresarial, voltada não apenas para o financeiro da empresa, mas para a corporação como um todo. Identifica os desafios, mapeia onde a empresa está ‘perdendo’ e cria uma estratégia de onde pode ganhar, otimizando tempo e recursos para aumentar a lucratividade”, explica Fernando Alteia, contador especialista em controladoria e gestão financeira, diretor executivo da Alteia Contabilidade e Gestão Empresarial.

O Brasil é considerado o país com uma das taxas tributárias mais elevadas e qualquer passo em falso pode prejudicar definitivamente a empresa.  “O que percebemos é que o desconhecimento leva, muitas vezes, o empresário ou dirigente a, por exemplo, recolher impostos que não são devidos ou enquadrar a empresa em um regime tributário que não é o melhor para o tipo de negócio. Nesse sentido, o trabalho atual de contabilidade atrelado à gestão empresarial é capaz de indicar estratégias decisivas, como encontrar incentivos fiscais para a compra de produtos ou orientar em relação à isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de matéria-prima”, comenta Alteia.

O especialista complementa que esse trabalho vai além da contabilidade, passando pelo financeiro, logística, fluxo de caixa, estoque, compra e, até mesmo, pela contratação de funcionários. Não é de se estranhar que, segundo uma pesquisa do Sebrae, 97% dos empresários deixam a parte burocrática dos serviços contábeis, fiscais e recursos humanos e societários sob os cuidados dos contadores, pois sabem que a consultoria especializada nessa área é capaz de evitar muitos prejuízos.

Por isso, ao contratar um serviço como esse, é necessário criar um plano com estratégias bem definidas, incluindo objetivos de curto, médio e longo prazo, levando em consideração gastos e recursos, recomenda Alteia. “Os serviços avançados de contabilidade e gestão empresarial caminharão junto com a empresa, acompanhando e entendo seus objetivos, para que ocorra um crescimento superior”, enfatiza. 

Tecnologia do Google TradutorTradutor